1. Claudio Bidino
  2. Bruno Viana

Claudio Bidino

Com mais de 20 anos de experiência na área jurídico-criminal, Claudio Bidino foi advogado e sócio de renomados escritórios de advocacia especializados no ramo do Direito Penal Empresarial.

Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

É mestre em Criminologia e Justiça Criminal pela Universidade de Oxford (Inglaterra).

É mestre também em Direito Penal e Pós-Graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Participou ainda de Curso de Extensão em Direito Penal Empresarial na PUC-RIO, de Curso de Verão em Direito Penal Internacional na Universidade de Leiden (Holanda), de Curso sobre Problemas Fundamentais do Direito Penal e Processual Penal na Universidade de Gottingen (Alemanha), de Curso de Especialização sobre Corrupção, Crime Organizado e Terrorismo na Universidade de Salamanca (Espanha), assim como de Workshop em Negociação na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (EUA).

É professor de Pós-Graduação em Direito, já tendo lecionado em cursos promovidos pela FGV-RIO, IBMEC/RJ, Universidade Cândido Mendes, Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJE) e também pela Associação de Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (AJUFERJES).

É autor de pareceres, livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, dentre os quais se destaca a obra publicada em Portugal “A Corrupção – Reflexões (A Partir da Lei, da Doutrina e da Jurisprudência) sobre o seu Regime Jurídico-Criminal em Expansão no Brasil e em Portugal”, elaborada em coautoria com a Professora da Universidade de Coimbra Cláudia Cruz Santos e a Juíza de Direito Débora Thaís de Melo.

É colaborador permanente estrangeiro da Revista Portuguesa de Ciência Criminal, além de ser membro efetivo da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

 Perfil no linkedIn

Bruno Viana

Sócio

Graduou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

É Pós-Graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal) e em Direito Penal e Criminologia pelo Curso CEI Acadêmico.

Possui iniciação científica pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Participou do Grupo de Estudos Avançados do IBCCRIM em Direito Penal Econômico e do Grupo de Estudos Avançados do IBCCRIM em Erro Judiciário.

É integrante do Grupo de Trabalho do IBCCRIM sobre Condenações de Inocentes e advogado voluntário do Innocence Project Brasil.

É autor do artigo científico “Imputação subjetiva no crime de lavagem de dinheiro: considerações sobre os ‘indicadores externos’ da lavagem”, publicado na Revista Brasileira de Direito Penal Econômico do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE).

É também autor do artigo científico “ANPP e a interpretação de normas processuais de conteúdo material na jurisprudência dos Tribunais Superiores”, publicado no Boletim do IBCCRIM.

Perfil no linkedIn